BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

sábado, 18 de abril de 2009

A POESIA ESTÁ NA ESCOLA... e em toda a parte



Por iniciativa da Direcção Regional de Educação, e em colaboração com a Biblioteca da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia, realizou-se, no dia 10 de Março de 2009, pelas 14:15, no auditório da escola, uma sessão, animada por Afonso Dias, no âmbito do projecto «A poesia está na escola… e em toda a parte».
Dado que as iniciativas da biblioteca escolar devem estar ao serviço do currículo, e sendo os objectivos desta actividade “Dar a conhecer a poesia portuguesa”, “Desenvolver o gosto pela leitura” e “ Sublinhar o carácter lúdico e estético da literatura”, foram convidadas turmas do 10º ano e solicitada a colaboracão dos professores de Português.

Foram inscritas nesta actividade quatro turmas, duas dos cursos regulares e duas dos cursos profissionais, a saber: T3, Operadores de Informática; 10º A3; 10º C1 e Técnicos de Multimédia, 1º ano. Estiveram também presentes professores de Português e de outras áreas, acompanhados de alguns alunos, que ficaram motivados para a iniciativa através da divulgação da mesma em aula e por cartazes afixados na escola. Assim, o número de presentes na assistência foi de aproximadamente 80 alunos.
Afonso Dias conseguiu captar a atenção deste auditório, nem sempre disposto a ouvir os outros, articulando de forma surpreendente a recitação de poemas com o diálogo que estava a travar com os alunos.
Foi distribuído um questionário de avaliação da sessão, de forma aleatória e anónima, a cinquenta dos presentes. Devolveram-nos 42 exemplares preenchidos (84%) e o tratamento dos dados recolhidos permite-nos afirmar que a iniciativa foi bem acolhida pelos presentes:

Nível de interesse da actividade
Muito bom -26,2%
Bom - 57,1%
Suficiente - 14,3%
Fraco -0%
Muito Fraco - 2,4%

Nível de organização da iniciativa
Muito Bom - 30,9 %
Bom - 54,8%
Suficiente - 14,3%

Nesse inquérito, os auscultados puderam também manifestar, em resposta aberta, a sua opinião pessoal sobre a actividade, sendo as ocorrências mais frequentes o destaque do interesse da actividade por possibilitar “saber mais sobre a poesia portuguesa” e o “despertar maior interesse pela leitura e pela poesia”. Destacaram também a simpatia do actor Afonso Dias, a “maneira divertida de conhecer os poetas” e a percepção “da riqueza das palavras”. Claro que houve também opiniões menos favoráveis da parte de jovens mais renitentes a se deixarem cativar pela literatura, porém essa é uma das funções que à escola cabe e não é dando só o que lhes agrada previamente que se formam gostos e mentalidades, ou se conseguem progressos nas aptidões culturais.
Foram ainda sugeridas como actividades futuras “representações teatrais relacionadas com os conteúdos programáticos”, “encontros com poetas conhecidos” e sessões com “personalidades portuguesas ilustres”, entre outras.
A coordenadora: Ana Cristina Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário